Análise de contos literários à luz da semiótica e perspectiva de ensino
Resumo
Este trabalho destina-se a analisar o gênero discursivo “conto”, a partir da linha teórica da semiótica francesa, sobretudo com as obras de Fiorin (2011), Barros (2008) e Gomes e Mancini (2007). O objetivo é utilizar o nível mais concreto do percurso gerativo de sentido para discorrer sobre os contos eleitos, o que permite uma leitura mais detalhada de tais textos literários, não realizada segundo a subjetividade, mas de acordo com um caminho metodológico que serve não somente aos textos verbais, tais como o escolhido, porém a quaisquer produções discursivas. Utiliza-se, especificamente, as autoras Lygia Fagundes Telles e Marina Colasanti, para comparar dois contos de temática similar e, assim, com a base tradicional da semiótica greimasiana, evidenciar as semelhanças e distinções a respeito das figuras e temas trabalhados. Quando se pensa na questão do ensino, nota-se que as atividades voltadas ao sujeito da enunciação e à semântica discursiva já permitem aos alunos uma leitura mais acurada de qualquer gênero discursivo, mas, em se tratando dos contos literários, permite observar novas formas de abordar temas diversos, inclusive os do cotidiano, como é o caso da família - tema escolhido para seleção dos contos. Conclui-se que as análises empreendidas fornecem caminhos de leitura que se abrem para possíveis atividades didáticas e que igualmente permitem entender e escapar da ideia de que os textos podem ter infinitas interpretações, já que, pela via da imanência, as leituras já estão inscritas no próprio texto. Para além disso, a manutenção temático-figurativa permite elucidar como uma dada cultura aborda determinados assuntos ideologicamente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v25n47.15161
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.