Leitura protocolada e adaptação literária: uma proposta de letramento literário e ampliação de repertório na leitura de imagens no ensino fundamental com a obra O Alienista em quadrinhos

Mariele Furtado de Barros Gomes, Marco Aurélio de Sousa Mendes

Resumo


O artigo trata de uma intervenção pedagógica aplicada em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Minas Gerais tendo em vista os desafios da mediação da leitura literária nessa etapa educacional. A pesquisa desenvolvida buscou avaliar o uso da metodologia de leitura protocolada e da adaptação literária O Alienistaem quadrinhos no que concerne ao desenvolvimento do letramento literário e da ampliação de repertório leitor na leitura de imagens do texto literário. Dessa forma, fundamentou-se, principalmente, o estudo em Thiollent (1985), observando a pesquisa-ação como forma de intervenção na realidade escolar; em Cosson (2016; 2018) e Paulino e Cosson (2009), compreendendo o letramento literário como um processo na vida de todo ser humano; em Iser (1996), no que diz respeito à ampliação de repertório literário; em Hutcheon (2013), no que se refere à adaptação como uma nova obra, um ato criativo e interpretativo de apropriação e de recuperação; em McCloud (2005; 2008), tratando das linguagens verbal e não verbal nos quadrinhos, assim como suas relações semânticas; e em Solé (1992) e Dell'Isola (2001) para embasar a mediação da leitura.Destarte, observou-se notório aprendizado e engajamento dos estudantes ao final do projeto.  


Palavras-chave


Leitura protocolada; Adaptação; Letramento literário.

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DOI: 10.3895/rl.v24n45.14451

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