A literatura infantil: do nascimento à sala de aula

Renan Marques Isse

Resumo


o presente artigo se propõe a mapear as razões que levaram ao nascimento da literatura infantil, desde o processo de valorização da criança como sujeito que requer atenção e tratamento especiais. Para tanto, propomos uma análise dos fatores históricos e sociais que culminaram na criação de um cenário propício para o surgimento da literatura infantil. Refletiremos sobre as mudanças sociais e econômicas que levaram a uma reconfiguração do conceito de família, para, finalmente, poder situar a criança como sujeito que possui necessidades específicas. Além disso, discutiremos duas propostas metodológicas a respeito do conteúdo presente nos livros para crianças e apresentaremos também uma possibilidade de se trabalhar esse tipo de texto em sala-de-aula, de modo a contemplá-lo como instrumento voltado para as práticas de leitura e apreciação enquanto objeto estético.


Palavras-chave


Literatura infantil; Escolarização; Leitura

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DOI: 10.3895/rl.v25n46.13621

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