A importância do ensino/aprendizagem de língua inglesa e a representação identitária de Brasil e do brasileiro: investigando discursos através da Análise de Discurso Francesa (AD)

Livia Ayter Santos, Rosely Diniz da Silva Machado

Resumo


Este artigo se propõe a analisar os discursos de alunos e alunas de língua inglesa em relação à importância por eles e elas atribuída ao processo de ensino/aprendizagem dessa língua estrangeira no contexto de uma escola pública em uma comunidade rural no extremo sul do Rio Grande do Sul – Brasil. A pesquisa está baseada nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), conforme Pêcheux (1988, 2012) e Orlandi (1996, 2007, 2013). Além disso, também intenciona-se compreender de que forma as representações de Brasil/brasileiro presentes nesses discursos influenciam na constituição identitária dos sujeitos da pesquisa, para tanto, mobilizamos algumas considerações de Rajagopalan (2003), Hall (2004), Moita Lopes (1996). Os resultados deste estudo apontam que os aprendizes reforçam em seus dizeres uma imagem de Brasil/brasileiro como um país caracterizado por suas belezas naturais e um cidadão, apesar de “guerreiro”, sempre à espera de uma solução estrangeira para seus problemas. Nesta perspectiva, os discursos colocam em xeque a capacidade da escola pública em contribuir positivamente para a formação de cidadãos e cidadãs.


Palavras-chave


Ensino/aprendizagem de língua inglesa; Identidade; Análise de Discurso Francesa

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DOI: 10.3895/rl.v25n46.12213

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