Letramento literário e estratégias de leitura: experiência leitora com A manta, de Isabel Minhós
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar uma experiência de leitura literária com utilização de estratégias de leitura realizada em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Campina Grande-PB. Para tanto, inicialmente, discutimos sobre a formação do leitor literário no ambiente escolar e sobre as contribuições do ensino de estratégias de leitura no processo de formação do leitor. Em seguida, expomos e refletimos sobre uma experiência, acontecida através da leitura do livro A manta: uma história em quadrinhos (de tecido), de autoria de Isabel Minhós Martins (2011). Nesse sentido, metodologicamente, o estudo constituiu-se como uma pesquisa-ação. Como referenciais teóricos, apresentamos Aguiar (2001) sobre a literatura infantil no contexto escolar; Cosson (2018) e Souza e Cosson (2011) no que se refere ao letramento literário; Girotto e Souza (2010) sobre o ensino de estratégias de leitura; Jouve (2002) na relação estabelecida entre o leitor e a leitura, entre outros. Ao considerar que sujeitos da pesquisa se encontravam em processo de formação leitora, verificamos que durante a realização da leitura independente alguns alunos sentiram dificuldade de acionar as estratégias para entendimento do texto, mas, quando realizada a mediação por meio de questionamentos, eles realizaram conexões e inferências.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rl.v23n42.12203
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC Atribuição 4.0
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.