Obras literárias digitais: é possível trabalhar nas escolas públicas?

Alice Atsuko Matsuda, Jaqueline Conte

Resumo


As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) se fazem presentes no cotidiano da sociedade e é necessário que sejam debatidas a fim de que sejam integradas na Educação para atender a realidade cultural de seus alunos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz em uma de suas competências gerais que é necessário “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BRASIL, 2017, p.07). No entanto, questionamos se é possível atender a essa demanda da BNCC, partindo da realidade de muitas escolas públicas brasileiras da rede básica que não possuem uma rede de informatização adequada para os professores desenvolverem quaisquer atividades que requerem o uso da internet. Dessa forma, o presente artigo objetiva trazer para discussão algumas possibilidades de trabalho a ser desenvolvido, principalmente, com obras literárias digitais disponíveis em sites no computador, por ser mais acessível a escolas públicas que possuem laboratório de informática com uma estrutura básica. A pesquisa baseia-se em estudos de documentos oficiais e de autores como Pierre Lévy, Santaella, Kirchof, Ana Elisa Ribeiro, Corrêa, Portela entre outros.


Palavras-chave


TICs; Educação; Obras literárias digitais.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rl.v22n36.12047

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr