Letramento literário e digital: as bibliotecas digitais para crianças e o caso do Elefante Letrado

Edgar Roberto Kirchof, Darlize Mello

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma análise da plataforma de leitura de livros digitais Elefante Letrado (http://www.elefanteletrado.com.br/) à luz do campo de estudos dedicado aos letramentos, com ênfase nos conceitos de ‘letramento digital’ e ‘letramento literário, tomando a plataforma brasileira Elefante Letrado como estudo de caso. As análises e reflexões aqui propostas procuram elucidar a perspectiva de letramento literário e digital com a qual a plataforma Elefante Letrado está alinhada. Os principais autores vinculados aos estudos sobre letramento utilizados para fundamentar as análises são Brian Street, Roxane Rojo, Rildo Cosson, Ângela Kleiman, Eduardo Moura, entre outros. Além disso, também são utilizados os trabalhos de pesquisadores sobre o livro literário digital e sobre bibliotecas digitais, tais como Procopio, Teale e Yokota, entre outros.


Palavras-chave


Bibliotecas digitais; Letramento literário; Letramento digital; Literatura infanto-juvenil digital

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DOI: 10.3895/rl.v22n36.11757

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