A gestão de facilities na manutenção de uma instituição pública

Ana Maria da Silva Barbosa, Taciana de barros Jerônimo, Patrícia Tatiana Ferreira Ramos, Juliana Karla Rodrigues de Souza Santos

Resumo


O presente artigo se propôs a investigar qual a importância da gestão de facilidades para a manutenção do bem público em uma instituição de ensino superior (UFPE). A Facility Management trata-se da gestão patrimonial e dos serviços de suporte à atividade de uma instituição, sendo um campo multidisciplinar, considerado atual em relação ao gerenciamento e manutenção de edifícios (MAURÍCIO, 2011). Assim, foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco, especificamente no âmbito da manutenção predial. O instrumento de coleta de dados utilizado na investigação foi o questionário, o qual foi aplicado aos administradores, técnicos, gestor/fiscais de contrato e a empresa terceirizada. Os resultados demonstraram que a gestão de facilidades é essencial para a UFPE, principalmente para a manutenção do bem público, embora não seja realizada de maneira adequada pela instituição analisada, demonstrando falha de alinhamento das equipes interna (Administradores, técnicos, gestor e fiscais) e externa (empresa terceirizada).


Palavras-chave


Gestão de facilities; Manutenção; Administração pública

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DOI: 10.3895/gi.v16n3.8968

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Revista Gestão Industrial

ISSN: 1808-0448

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