FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: O CASO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-PR
Resumo
O objetivo do presente estudo foi: Identificar os fatores críticos de sucesso que permitam ao aluno dos Cursos de Engenharia do CEFET-PR adquirir competências durante a realização do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Para a realização do estudo, o problema central foi: Quais são os fatores críticos de sucesso na aquisição de competências, por parte dos alunos-estagiários na realização do seu ECS? O método utilizado foi o indutivo. A pesquisa foi caracterizada como aplicada; qualitativa; exploratória e como estudo de caso. A coleta de dados foi através da entrevista semi-estruturada. As inferências foram através da análise qualitativa de conteúdo. A pesquisa de campo desenvolveu-se em empresas, com supervisores de estágio, e no CEFET-PR, com coordenadores de estágio e com alunos-estagiários. As temáticas perquiridas foram: a coordenação, orientação e supervisão do ECS; possibilidades e limitações para a aquisição e o compartilhamento de novos conhecimentos e competências. Foram constatados os seguintes aspectos: os principais fatores críticos de sucesso na aquisição de competências durante a realização do ECS dizem respeito a deficiências na orientação, na utilização dos documentos gerados quando da realização do ECS e na defesa pública do estágio, na Instituição de Ensino pesquisada; na supervisão e ambientação do estagiário nas empresas.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S1808-04482005000100002
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Revista Gestão Industrial
ISSN: 1808-0448