A música no ensino de história: um estudo crítico da sociedade

Nicole Cristine da Silva, Cidmar Ortiz dos Santos

Resumo


O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, onde será abordada a utilização da música na sala de aula na disciplina de História partindo do estudo da sociedade atual, buscando um melhor aprimoramento nas práticas educativas, pois, o professor precisa acompanhar as novas tendências pedagógicas para que seu trabalho de ensino/aprendizado tenha um melhor aproveitamento, já que, infelizmente, muitos alunos não demonstram nenhum interesse pelas disciplinas do currículo. Em função disso, vê-se na música uma opção, já que a mesma desde os tempos mais remotos da sociedade, portanto, a música, assim como a História é fruto de seu tempo e o professor deve buscar se apropriar deste conhecimento para inseri-lo em sala de aula. A música está em todos os lugares, principalmente no cotidiano dos alunos. Cada música foi criada para um fim específico, e cabe ao professor explorá-la, de forma que, torne sua aula mais dinâmica e divertida e que o aprendizado seja efetivo.

Palavras-chave


Música; História; Sociedade; Ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n22.5116

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr