A importância da literatura na educação infantil
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo problematizar o ensino da literatura infantil visando um desenvolvimento integral, por meio de valores humanos, sociais, filosóficos e artísticos. Através da pesquisa bibliográfica foi investigada a opinião de alguns autores entre eles: Vygotsky, Wallon, Emília Ferreiro, Piaget e outros, sobre como a criança se apropria do pensamento e da linguagem através da literatura infantil. Buscou-se problematizar a concepção do professor, diante do seu trabalho com a literatura infantil na primeira infância, através de questionários realizados com os mesmos. Procurou-se conhecer sua ação pedagógica e por meio de gráficos foram demonstrados os dados. Acredita-se que este trabalho seja relevante e de importância social, pois enfatiza a necessidade de utilizar a literatura infantil na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade onde estão inseridos. A história infantil contribui nesta formação uma vez que desperta a curiosidade, a afetividade, o imaginário, e o senso de raciocínio lógico, levando a criança a se utilizar dos conhecimentos prévios para a aquisição de novos conhecimentos de mundo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/recit.v8.n22.4766
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.