A literatura infantil nas séries iniciais

Adriana Mariza Massutti, Janete Santa Maria Ribeiro

Resumo


Nas séries iniciais do ensino fundamental a leitura deve-se fazer presente constantemente em sala de aula e fora dela, a literatura infantil no início da alfabetização é importante para que os alunos desde cedo tornem-se leitores, tomem gosto pela leitura e a pratiquem, em seu cotidiano. Neste artigo, realizado através de pesquisa bibliográfica e de campo, com alunos do ensino fundamental, verificou-se a importância de realizar projetos para incentivar a leitura. O projeto desenvolvido para esta pesquisa, que será exposto no decorrer do artigo é o “Doce com literatura” realizado com alunos do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. A leitura permite um desenvolvimento psíquico, motor, físico, emocional diferenciado. É capaz de promover maturidade e fazer com que os alunos compreendam melhor a realidade em que vivem e resolvam situações cotidianas com mais facilidade, além de promover prazer e satisfação para aqueles que leem. Incentivar a leitura nas séries iniciais é um desafio que deve ser promovido pelos professores, por uma educação de qualidade e um desenvolvimento integral. 


Palavras-chave


literatura infantil; alfabetização; leitura.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/recit.v8.n22.4759

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr