Mapeamento tecnológico dos registros de softwares educacionais no Brasil
Resumo
A educação é um direito fundamental, crucial para o desenvolvimento humano e econômico. A Agenda 2030 da ONU inclui como objetivo a Educação de Qualidade, destacando a importância de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Ferramentas tecnológicas, especialmente softwares educacionais, são essenciais nesse contexto. Este estudo mapeia os programas de computador registrados no INPI relacionados à educação, evidenciando um crescimento significativo a partir de 2014, com um pico em 2022, impulsionado pela transformação digital durante a pandemia de COVID-19. Os resultados mostram predominância de programas voltados para aprendizagem (69,81%) e gestão escolar (29,64%), enquanto a formação de professores é sub-representada (0,55%). Sugere-se investigações futuras focadas em subtemas de aprendizagem e gestão escolar, além de investigar a escassez de programas para formação de professores.
Palavras-chave
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19206DOI: 10.3895/recit.v16.n40.19206
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