Mapeamento tecnológico dos registros de softwares educacionais no Brasil

Raphael Sapucaia Dos Santos, José Ricardo De Santana

Resumo


A educação é um direito fundamental, crucial para o desenvolvimento humano e econômico. A Agenda 2030 da ONU inclui como objetivo a Educação de Qualidade, destacando a importância de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Ferramentas tecnológicas, especialmente softwares educacionais, são essenciais nesse contexto. Este estudo mapeia os programas de computador registrados no INPI relacionados à educação, evidenciando um crescimento significativo a partir de 2014, com um pico em 2022, impulsionado pela transformação digital durante a pandemia de COVID-19. Os resultados mostram predominância de programas voltados para aprendizagem (69,81%) e gestão escolar (29,64%), enquanto a formação de professores é sub-representada (0,55%). Sugere-se investigações futuras focadas em subtemas de aprendizagem e gestão escolar, além de investigar a escassez de programas para formação de professores.


Palavras-chave


educação de qualidade; tecnologias educacionais; software educacional; gestão escolar; formação de professores

Texto completo:

19206


DOI: 10.3895/recit.v16.n40.19206

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2025 CC-BY-NC

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr