A Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia – RECIT foi idealizada pelo Professor Dr. Ricardo dos Santos, defensor do ideal que não basta financiar o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, deve haver o entendimento único de que tão importante quanto incentivar a produção científica e tecnológica, é divulgar os resultados dessas pesquisas.
Os trâmites para o desenvolvimento do periódico tiveram início em meados de 2009, com a publicação da Portaria n° 13, de 03 de março de 2009, que designou uma comissão responsável pela criação do periódico. No mês de outubro do mesmo ano, juntamente com a cerimônia de comemoração de 100 anos da UTFPR e de 20 anos do Campus Medianeira, foi realizado o lançamento da RECIT para a comunidade.
Em 01 de outubro de 2009 publicou-se a Portaria n° 101, atribuindo o gerenciamento das atividades da RECIT a uma equipe de servidores, no interstício de 2009 a 2012.
A comissão iniciou seus trabalhos buscando evidenciar quais normas deveriam ser admitidas pela revista e quais critérios seriam considerados para a avaliação de artigos. Foram elencados: afinidade com a revista, originalidade, qualidade técnica, qualidade da apresentação e clareza do texto, mecanismos utilizados também por periódicos mais antigos.
O objetivo proposto foi contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica a nível local, regional, nacional e internacional, divulgando os avanços científicos e tecnológicos conquistados pela comunidade nas áreas de atuação da Universidade.
Por meio de votação direta, realizada durante a Semana de Planejamento do ano de 2009, fora escolhido o nome da revista. Neste mesmo ano foram desenvolvidas a Ficha de Avaliação para Pareceristas e a Carta Convite para Consultores, bem como foi autorizado pelo Instituo Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT o uso do ISSN 2175-1846.
A primeira publicação ocorreu no 1° semestre de 2010. Desde então é publicada semestralmente, atingindo uma marca de 13 publicações no primeiro semestre de 2015, uma vez que foram publicadas duas Edições Especiais no ano de 2013, por meio dos Eventos ECA e MEDITEC.
As revistas científicas são consideradas um meio rápido e economicamente viável para publicação de resultados de trabalhos científicos, neste âmbito por meio da RECIT foram publicados 99 Artigos Científicos e 04 Resenhas/Ensaios, o que fez este Periódico se consolidar como um importante instrumento de divulgação científica, facilitando à sociedade o acesso aos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da instituição, bem como pesquisadores de fora.
A RECIT busca ampliar os conhecimentos em diferentes áreas do saber, como Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciências Humanas e Engenharias. Para alcançar esse objetivo conta com um Comitê Editorial, composto por mestres e doutores, sendo 41 Editores de Seção e 147 Avaliadores (destes 75 são doutores, 40 pós-doutores, 32 mestres – sendo que 11 são doutorandos e 17 são bolsistas de produtividade) que asseguram um alto nível de publicações, garantindo qualidade e competitividade no setor.