Modelagem fuzzy para apoio à tomada de decisão sobre as condições de trabalho em marmorarias
Resumo
OBJETIVO: Desenvolver um modelo fundamentado em lógica fuzzy, com o intuito de dar apoio à tomada de decisão pelos gestores de marmorarias, no tocante a tornar este ambiente de labor um local mais adequado para se trabalhar.
MÉTODOS: Para a elaboração do modelo foram utilizados conhecimentos básicos de ergonomia, no que se refere a situações relacionadas ao ruído, poeira, vibração e iluminação, fundamentadas por normas regulamentadoras (NR) elaboradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e aprovadas pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) com o objetivo de promover e preservar a saúde dos trabalhadores. Um estudo de caso foi aplicado em uma marmoraria localizada no planalto norte do estado de Santa Catarina. Pautado no referencial teórico de Iida (2005) e Kroemer e Grandjean (2005) este estudo avaliou as condições ergonômicas existentes, frente às condições ideais para se trabalhar no ramo lapidário.
RESULTADOS: O modelo apresentou resultados numéricos, através da utilização de variáveis de entrada quali-quantitativas, que são o mote da lógica difusa (fuzzy).
CONCLUSÕES: A análise de apoio à tomada de decisão legitimou o uso do modelo como contribuição às escolhas do gestor, através de um modelo de árvore de decisão do tipo top-down.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v9n4.5646
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.