Fatores sociodemográficos associados ao índice de massa corporal e relação cintura quadril em mulheres pós-menopausa
Resumo
OBJETIVO: Identificar os fatores sociodemográficos associados ao índice de massa corporal (IMC) e a relação cintura quadril (RCQ) em mulheres na pós-menopausa.
MÉTODOS: Estudo transversal realizado com 44 mulheres, com idade média de 65,57 anos (±de 4,4), atendidas na Estratégia de Saúde da Família Morrinhos III. Foram considerados a idade, estado civil, raça, grau de instrução, tabagismo, renda familiar, uso de Terapia de Reposição Hormonal (TRH) e paridade, sendo que estes dados foram obtidos através da aplicação de um questionário. O IMC foi avaliado através da estatura e peso corporal, e foi avaliado também a relação cintura quadril. Para caracterizar o universo amostral pesquisado foi utilizada análise descritiva com média e desvio padrão. Para averiguar a existência de associação entre as variáveis categóricas foi utilizado o teste Chi-Square.
RESULTADOS: O IMC não apresentou associação significativa em relação às variáveis sociodemográficas. A relação cintura quadril apresentou correlação significativa (p<0,05) com paridade e estado civil, encontrando uma relação entre cintura quadril inferior a 0,85 para nulíparas e superior a 0,85 para mulheres acima de um parto, e inferior a 0,85 nas solteiras e superior a 0,85 para mulheres casadas.
CONCLUSÕES: Conclui-se que existe associação direta entre RCQ e o estado marital e paridade nas mulheres pós-menopáusicas.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/S2175-08582013000200006
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.