Revista Brasileira de Qualidade de Vida, e depois? A trajetória das ferramentas para o cálculo dos escores e da estatística descritiva dos instrumentos WHOQOL-100/WHOQOL-bref
Resumo
OBJETIVO: Demonstrar o impacto de duas publicações realizadas nas edições iniciais da Revista Brasileira de Qualidade de Vida (RBQV), que intentaram disponibilizar ferramentas alternativas para o cálculo dos escores e estatística descritiva dos instrumentos WHOQOL.
MÉTODOS: Através do software Harzing’s Publish or Perish, no último dia do ano de 2019, foram contabilizadas as citações e a média anual das mesmas no sítio Google Acadêmico. Foram selecionadas as dez publicações mais citadas.
RESULTADOS: As duas publicações supracitadas constituem a primeira e terceira publicação mais citada da RBQV e, se considerada a média de citações por ano, ocupam a primeira e quarta colocação. Na soma as duas publicações totalizam 22,20% do total de citações da RBQV.
CONCLUSÕES: A proposta da construção das ferramentas alternativas disponibilizadas nos artigos em pauta foi motivada pelo fato de o cálculo dos escores dos instrumentos WHOQOL requisitar a utilização de um software proprietário e o domínio de conhecimentos específicos. As ferramentas facilitaram o trabalho dos pesquisadores, possibilitando maior difusão na utilização dos instrumentos e, consequentemente, avanço nas pesquisas na área da qualidade de vida.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbqv.v12n1.11476
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.