Histórico do periódico

A proposta de criar um periódico científico na área da qualidade de vida foi, em 2008, pautada na justificativa de que os periódicos que enfatizam tal temática são escassos na literatura, tendo como prinicpais Quality of Life Research, Health and Quality of Life Outcomes e Applied Research in Quality of Life. No Brasil, ainda que muitos periódicos principalmente da área da saúde apresentassem escopo compatível com publicações relacionadas à qualidade de vida, não existia nenhum periódico com enfoque prioritário em pesquisas no âmbito da qualidade de vida.

A Revista Brasileira de Qualidade de Vida (R. bras. Qual. Vida) é um periódico eletrônico, vinculado aos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e do Laboratório de Qualidade de Vida (LaQVida) através do Grupo de Pesquisa Gestão de Recursos Humanos para o ambiente produtivo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que tem por missão divulgar pesquisas científicas e tecnológicas da área da qualidade de vida e áreas correlatas.

No intento de acompanhar as mudanças ocorridas no campo científico, a Revista Brasileira de Qualidade de Vida iniciou com a interface do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) e com a atribuição do Digital Objetct Identifier (DOI) aos seus artigos. Tais artefatos têm se apresentado como requisitos fundamentais para o reconhecimento de uma revista no meio científico. Ainda, conta com um corpo de avaliadores diversificado e qualificado pertencente às renomadas Instituições de Ensino Superior.

A Revista Brasileira de Qualidade de Vida iniciou com publicações semestrais, mas em função do aumento no número de submissões, em 2013, alterou sua periodicidade para trimestral.

Assim, consolida-se em um cenário em que periódicos constantemente emergem e submergem.

A Revista Brasileira de Qualidade de Vida trata-se de um espaço construído para ser aberto, democrático e qualificado, sempre com a perspectiva do debate, da participação ampla, do respeito à diversidade e da visão que dignifica o ser humano, frequentemente ausente de muitas experiências acadêmicas.



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