Histórico do periódico

A Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento é uma publicação quadrimestral e surgiu da iniciativa de alguns Programas de Pós-Graduação da Área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da CAPES com o propósito de contribuir para a discussão e difusão do conhecimento científico na referida área de conhecimento. 

Missão: A missão da Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento é publicar pesquisas científicas que apresentem contribuições relevantes para o avanço do conhecimento em planejamento e desenvolvimento, principalmente sob o foco regional e territorial.

Objetivo: O objetivo da RBPD é contribuir, com seus artigos publicados, com a disseminação do conhecimento científico no planejamento e desenvolvimento regional e territorial, em meio eletrônico, visando também promover o debate acadêmico.

Público-alvo: A RBPD possui como público-alvo toda a comunidade acadêmica, científica e profissional, nacional e estrageira, com foco de seus estudos voltados ao planejamento e ao desenvolvimento.

Este periódico foi concebido, em Julho/2012, pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Assim, seu primeiro editor-chefe foi o Prof. Dr. Sérgio Tadeu Gonçalvez Muniz, que exerceu a função de Julho/2012 até Outubro/2014.

Depois, o Prof. Dr. Décio Estevão do Nascimento assumiu o cargo, ocupando-o de Outubro/2014 até Março/2015, quando o Prof. Dr. Anderson Catapan assumiu o cargo. Em 01/02/2021 o Prof. Dr. Anderson Catapan saiu da função de editor-chefe, assumindo, então, o Prof. Dr. Rogério Allon Duenhas.

A revista iniciou seu processo de internacionalização no ano de 2014, com a publicação de artigos de professores de outros países, estudando outras culturas.

No ano de 2015, avançou no processo de internacionalização, com a inserção da revista em diversas bases de dados internacionais, assim como com a re-estruturação do conselho editorial e do corpo editorial científico, que passou a contar com professores e pesquisadores de Portugal, França, Colômbia, México, Argentina, Equador, Paraguai, além de professores de instituições nacionais. Neste ano também foram publicados diversos artigos redigidos por renomados professores e pesquisadores de outros países.

 



ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr