O uso de ferramentas dinâmicas como forma de auxiliar a resolução de um problema: uma revisão teórica à luz da teoria da aprendizagem significativa

Vinicius Machado, Claudio Mario Enrique, Pedro Leineker Ochoski Machado

Resumo


Apresenta-se nesse trabalho uma revisão teórica sobre o uso de problemas como estratégia de ensino e aprendizagem. Parte-se de um problema proposto por literatura especializada para o ensino de Física em cursos de Engenharia. Faz-se uma análise das informações contidas no enunciado do problema e propõe-se e se discute possíveis efeitos sobre a aprendizagem se o mesmo problema fosse apresentado aos alunos apoiado por um vídeo que reproduz a sua situação de forma dinâmica. Por fim, há uma análise dos possíveis efeitos da resolução desse mesmo problema se reproduzido em um laboratório didático.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbfta.v3n2.4453

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr