Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada (RBFTA) é uma publicação semestral do Grupo de Estudos em Física Aplicada (GESFA) e do Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) do Câmpus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.  A RBFTA aceitará para avaliação apenas trabalhos escritos no formato de artigo e será publicada exclusivamente na versão eletrônica. Todos os trabalhos serão arbitrados às cegas, por pares, e poderão ser publicados nas línguas portuguesa, espanhola ou inglesa.

A RBFTA tem por objetivo promover e divulgar, por meio exclusivo de artigos, investigações (práticas e/ou teóricas) realizadas por docentes, pesquisadores, engenheiros, tecnólogos e outros profissionais que desenvolvem atividades em Física ou em áreas afins. Os artigos devem ser inéditos, originais,  apresentando caráter inovador na metodologia proposta ou aplicada e/ou nos procedimentos desenvolvidos e/ou instrumentos utilizados e/ou em relação ao objeto de estudo, ou de revisão apresentando contribuições significativas sobre o tema abordado. Qualquer artigo submetido de acordo com as características acima delineadas e inserido em uma das políticas de seção da revista será considerado aceito para avaliação.

 

Políticas de Seção

Artigos

-Pesquisa e desenvolvimento: aplicações da Física em Ciência e Tecnologia no Ensino.

Seção destinada à divulgação de investigações que apresentem efeitos da aplicação de tecnologias de ensino: estratégias, instrumentos, produtos ou materiais de ensino e/ou metodologias de ensino de Física, desenvolvidas por pesquisadores na Física teórica e/ou experimental ou áreas afins, oriundos de cursos de licenciatura e/ou bacharelado em Física, cursos de graduação em Tecnologia e/ou Engenharia e/ou em cursos de pós-graduação em Física ou em áreas afins e de trabalhos resultantes de pesquisa teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem da Física – fundamentação teórica, resolução de problemas, atividades em laboratório didático e outros – nos diversos níveis de ensino, nas disciplinas de ensino de Física e/ou em disciplinas fundamentadas por conhecimentos físicos.


-Pesquisa e desenvolvimento: aplicações da Física em Ciência e Tecnologia.

Seção destinada à divulgação de investigações que apresentem efeitos de aplicações da Física teórica e/ou experimental para o desenvolvimento de Ciência enquanto conhecimento e Tecnologia propondo métodos/técnicas, estratégias, tecnologias, instrumentos/materiais e/ou produtos, desenvolvidas por pesquisadores na Física teórica e/ou experimental ou áreas afins, oriundos de cursos de bacharelado em Física, cursos de graduação em Tecnologia e/ou Engenharia e/ou em cursos de pós-graduação em Física ou em áreas afins e de trabalhos resultantes das aplicações da Física teórica na produção e/ou fundamentação da Ciência enquanto conhecimento, processos e/ou produtos nas diversas áreas em que os conhecimentos Físicos sejam relevantes.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notícias

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos enviados à RBFTA serão submetidos preliminarmente aos Editores que verificarão se o artigo é adequado aos objetivos/proposta da revista e se atende às condições de publicação. Caso o trabalho não seja considerado adequado, o artigo será rejeitado/arquivado. Os artigos considerados adequados serão encaminhados para a avaliação às cegas por dois pareceristas, membros do Comitê Científico. Caso a avaliação inicial desses dois pareceristas seja conflitante (aceite e não aceite), o artigo será encaminhado para uma avaliação desempate por parte de um terceiro membro do Comitê Científico.

A avaliação do Corpo Revisor verificará se:

- O artigo encontra-se organizado e foi apresentado de acordo com a estrutura/formatação solicitada pela revista. Para orientar-se siga as normas gerais para a submissão de artigos clicando no link das diretrizes para os autores;

- O texto escrito pelo (s) autor (es) é apresentado na linguagem adequada: científica, impessoal e sem erros gramaticais;

- Os objetivos do trabalho estão claros;

- Os materiais/instrumentos e métodos desenvolvidos/utilizados para a investigação estão bem definidos e são coerentes com a proposta do trabalho;

- Os resultados apresentados correspondem à proposta do trabalho;

- A proposta do trabalho é relevante para a comunidade científica;

- O resumo apresenta com clareza a proposta do trabalho desenvolvido;

-A referência bibliográfica é adequada e contribui para a fundamentação da proposta do trabalho.

Caberá ao Editor chefe de seção, baseado na avaliação dos pareceristas, decidir sobre a conveniência ou não da publicação do artigo/trabalho, inclusive reenviá-lo ao(s) autor (es) solicitando que sejam realizadas as alterações indicadas pelos revisores a fim de adequá-lo aos parâmetros da revista. Todo o processo de contato, envio de arquivos: artigo, pareceres, solicitações de revisão e outros entre o (s) autor (es) e o Grupo Editor, ocorrerá exclusivamente pelo portal da revista.

 

 

Periodicidade

A RBFTA será editada semestralmente. A primeira publicação deverá ocorrer no periodo entre maio/junho e a segunda entre novembro/dezembro. Eventualmente poderá ocorrer a publicação de uma terceira edição da revista em um mesmo ano incluindo artigos das duas seções ou de apenas uma delas, dependendo da necessidade observada pelo Conselho Editor.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr