Os bastidores de práticas interdisciplinares da educação profissional técnica de nível médio: o que dizem os professores que ensinam matemática?

Izabella Arpini Ferreira Freitas, Lauro Chagas e Sá

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar os fatores que influenciaram na elaboração dos planejamentos dos professores que ensinam Matemática na Educação Profissional e que compartilharam experiências em Encontros Nacionais de Educação Matemática. Também tem a proposta de dialogar sobre os caminhos que esses professores seguiram para superar obstáculos, no intuito de se obter um ensino interdisciplinar para o aluno da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A investigação foi realizada por meio de análises aos artigos do evento citado e pela aplicação de um questionário on-line, no qual foi possível observar e relacionar as vivências dos professores para a elaboração de seus planejamentos, possibilitando uma experiência integradora dos currículos do Ensino Médio com o Ensino Profissionalizante. Como resultado, verificamos a busca dos professores em efetivar a integração curricular e a preocupação dos docentes em relacionar conteúdos de Matemática a saberes técnicos da vida dos alunos.

 


Palavras-chave


Educação Matemática; Educação Profissional; Currículo Escolar; Interdisciplinaridade.

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DOI: 10.3895/rbect.v13n1.9888

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