A educação sexual nos anos iniciais: um estudo a partir de dissertações e teses

Fernanda Fernandes, Leonir Lorenzetti

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar as pesquisas em Educação Sexual para os anos inicias, do Ensino Fundamental, desenvolvidas em programas de Pós-Graduação, utilizando o Banco de Teses da Capes. A metodologia de pesquisa do tipo “Estado da Arte”, de natureza quanti-qualitativa, foi a escolhida para guiar este trabalho. Foram encontrados 38 resultados que tratavam do tema. Priorizou-se por analisar características como ano de publicação, instituição, região, modalidade do programa e os objetivos da pesquisa, a fim de identificar as tendências e as contribuições nas pesquisas em Educação Sexual, nos anos iniciais. Os resultados reafirmam a necessidade da realização de pesquisas nesse âmbito, pois apesar da literatura e das pesquisas sinalizarem a sua importância, pouco ainda é visto, quando inserido no contexto escolar, principalmente, nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, e mais ainda na prática em sala de aula. 


Palavras-chave


Educação sexual; Anos iniciais; Sexualidade.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v12n1.9705

Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr