Como as técnicas de compostagem estão sendo aplicadas como estratégia pedagógica no processo de aprendizagem?
Resumo
Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico realizado em revistas da área de ensino, buscando identificar como as técnicas de compostagem, inclusive a vermicompostagem tem sido utilizadas como estratégia didática no processo de aprendizagem. O levantamento foi realizado utilizando-se o sistema de busca da plataforma de periódicos da Capes, de 5 revistas da área de ensino e dos Anais do X ENPEC, para o período de 2008 a 2018. A busca foi realizada por meio das palavras-chave: compostagem e/ou vermicompostagem; interdisciplinaridade; transversalidade; Educação Ambiental (EA) e alfabetização científica. O levantamento utilizou a metodologia quantitativa e a análise a metodologia qualitativa. A busca possibilitou identificar 504 artigos dos quais apenas 07 indicaram a utilização da técnica de compostagem como estratégia didática ou pedagógica. Estes 07 artigos foram agrupados por categoria para a realização da análise qualitativa. A aplicação das técnicas de compostagem como sensibilização voltados à EA e aplicação do tema transversal foram identificadas nos 07 artigos e apenas dois trabalharam explicitamente a interdisciplinaridade e um a alfabetização científica. A reciclagem dos resíduos orgânicos foi o foco principal de todos os artigos sendo este o tema transversal que estabeleceu as relações com a EA. A conclusão é que as técnicas de compostagem são utilizadas como uma estratégia de Educação Ambiental e a transversalidade se dá pelos conteúdos curriculares de uma mesma disciplina. Apenas em dois artigos demonstraram a inserção da transversalidade do tema nas diferentes disciplinas curriculares, envolvendo a interdisciplinaridade e um deles a alfabetização científica, no processo da compostagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v12n1.9679
Direitos autorais 2019 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.