Conhecimentos Prévios sobre Seres vivos dos Estudantes das Séries Iniciais da Cooperativa de Ensino de Central - COOPEC- BA

Darcy Ribeiro Castro, Nelson Rui Ribas Bejarano

Resumo


Este trabalho objetivou fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos das Séries Iniciais da Cooperativa de Ensino de Central (COOPEC), cidade de Central-BA, em 2009. Este estudo envolveu conteúdos de alguns aspectos de seres vivos (identificação, tamanho e função). Para desenvolvê-lo, usamos o referencial vygotskyano acerca do desenvolvimento da criança, conhecimento espontâneo e científico, mediação e outro biológico sobre as concepções espontâneas delas nessa área. Aplicamos questionários com perguntas gerais e específicas para as turmas com o intuito de obter informações sobre o conhecimento espontâneo dos estudantes com respeito aos seres vivos. Analisamos os dados, com base no método comparativo, em todas as turmas das Séries Iniciais, a partir das respostas dos alunos. Isso possibilitou identificar o que conhecem as crianças sobre os referidos aspectos de seres vivos, como ponto de partida para planejamento de ensino sobre o tema.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2013000100002

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr