A construção coletiva sobre as séries infinitas por Leibniz e Newton

Isis Lidiane Norato Souza, Joanez Aparecida Aires

Resumo


O Ensino de Ciências, tradicionalmente, apresenta os produtos da ciência em detrimento do processo de construção do conhecimento científico. Ou seja, geralmente os alunos recebem uma educação científica com base nos resultados de teorias científicas já consolidadas. Todavia, uma compreensão sobre a Natureza da Ciência estará ausente sem sua história e sem uma epistemologia que esclareça como os fatos científicos foram construídos. Este trabalho teve como objetivo trazer uma reflexão sobre a construção coletiva em relação às Séries Infinitas. Foi escolhida a epistemologia de Ludwik Fleck (1896- 1961), a qual se fundamenta na perspectiva de que a ciência é uma construção social e não resultado de ações individuais de cientistas. Como método de pesquisa, utilizou-se a pesquisa documental, com perspectiva histórica, tendo como fontes primárias as correspondências da Royal Society de Londres de 1676. As análises de dados foram realizadas por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Como resultado, considerase as contribuições de outros matemáticos, além de Newton, para a constituição de um novo Estilo de Pensamento e consequente influência das disciplinas matemáticas desde o século XVII até os dias de hoje, podem ser caracterizadas pelos conceitos fleckianos de Circulação Intercoletiva de Ideias e Proideias (ou Pre-ideias).


Palavras-chave


História da Ciência; Fleck; Séries Infinitas; Newton; Leibniz

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DOI: 10.3895/rbect.v13n3.9303

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