O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental

Sheila Alves Almeida

Resumo


Este trabalho trata do uso de um artigo de divulgação científica em uma aula de ciências, nos anos iniciais de escolarização, e dos limites e possibilidades do uso desse instrumento como estratégia didática da professora para o letramento escolar. Para tanto, foi analisado um episódio em que crianças na faixa etária entre nove e dez anos – 4o ano do Ensino Fundamental – em uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte, depois de lerem um texto sobre fermentação, comentam sobre as ideias expressas no artigo. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas teorias de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. A análise desse episódio evidenciou que as crianças, enquanto comentam o artigo, constroem múltiplos sentidos na tentativa de compreensão do conceito. É no espaço de discussão do texto que emergem novas compreensões acerca da leitura, dificilmente apreensíveis senão pela mediação. O artigo de divulgação científica tem limites, mas é na polifonia do discurso que podem ser encontradas as possibilidades de trabalho com esses textos em sala de aula


Palavras-chave


linguagem; leitura; ensino; texto de divulgação científica

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v13n1.9177

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr