A realidade virtual e aumentada dedicada ao processo ensino-aprendizagem de física: socialização da concepção e validação do aplicativo RVA_360 – Momento Angular.

Carlos França, Tatiana da Silva

Resumo


Este artigo apresenta as etapas da criação de um software educativo voltado para a aprendizagem de Física, mais especificamente da grandeza momento angular, feito com Realidade Virtual e Aumentada (RVA). Os aportes teóricos adotados foram a Teoria da Carga Cognitiva (TCC) e a Visualização no Ensino de Ciências vislumbrando sua atuação como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem do tópico momento angular. O foco central é a apresentação da criação do objeto de visualização denominado RVA_360 – Momento Angular, onde busca-se também socializar os aspectos computacionais que envolveram a criação do referido software. Ele pode ser caracterizado pela imersão total com o visualizador de RV “oculus Rift” e pelas versões da ferramenta disponibilizadas com uma semi-imersividade realística, disponibilizada inclusive para celulares Android. O artigo apresenta ainda as validações da ferramenta RVA_360, feitas por professores de Física que lecionam este tópico e que adotam algum tipo de objeto de visualização em suas aulas.


Palavras-chave


Objeto de visualização; Ensino de Física; Realidade Virtual e Aumentada; Momento angular.

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DOI: 10.3895/rbect.v13n1.9101

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