As crianças e o interesse pela ciência: um estudo baseado em ações para promoção da aprendizagem significativa

Cristine Santos de Souza da Silva, Denise Santos de Souza, Tania Renata Prochnow

Resumo


Neste artigo se discute a relevância de se trabalhar metodologias de ensino que visem despertar nas crianças o interesse pela ciência. Para tanto, foi realizada uma prática didática com estudantes da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. As atividades foram divididas em quatro temáticas distintas, de acordo com as grandes áreas científicas: química, biologia, física e matemática. Observou-se que foi possível, mesmo com a mais tenra idade escolar, trabalhar os temas científicos propostos sem maiores dificuldades. Tal sucesso foi possível, principalmente em função do uso de uma abordagem contextualizada, lúdica e significativa. A curiosidade e o interesse dos alunos deixaram evidente a importância de que os professores dos níveis iniciais da educação básica estejam capacitados para transposição didática, de forma a desmistificar desde cedo o estigma de que a ciência é difícil e, assim, contribuir para o avanço do interesse dos estudantes por esta área do conhecimento. 


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Aprendizagem significativa; Interesse pela ciência.

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DOI: 10.3895/rbect.v13n1.8784

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