Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada

Regis Vinícius Alves Abreu, Giseli Letícia Santos Barbosa, Flávia Duarte Faria, Rita de Cássia Suart

Resumo


Muito se discute sobre aprimorar a formação docente, tal como o Processo de Reflexão Orientada (PRO), que possibilita aos professores em formação e atuantes, mediados por um professor mais experiente, reflexão e autoanálise de suas práticas. Nesse contexto é notável o uso de diários de campo como instrumento de constante reflexão. Assim, foram analisados dois diários de campo em que os licenciandos bolsistas do PIBID Química-UFLA (Programa de Iniciação de Bolsas a Docência), escreveram suas reflexões, sobre encontros de PRO vivenciados, gravados em vídeo. Com isso, os bolsistas avaliaram, individualmente e depois em grupo, os diários, objetivando categorizarem a finalidade do uso do diário sobre os encontros refletidos, de acordo com Zabalza (2004). Deste modo, os dois diários investigados foram classificados como mistos, onde apresentam organização de aulas, descrição de atividades, dilemas e reflexões, que favoreceram momentos de críticas, discussões e autoanálises, sendo fundamentais para aprimorar a formação inicial de professores.


Palavras-chave


Processo de Reflexão Orientada; Diário de Campo; Formação Reflexiva de Professores

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DOI: 10.3895/rbect.v13n1.8692

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