Estilo de aprendizagem de Kolb: reflexões acerca do diagnóstico de um curso de licenciatura em química

Weslei Oliveira de Jesus, Christina Vargas Miranda Carvalho, Luciana Aparecida Siqueira Silva

Resumo


A aprendizagem dos sujeitos se dá por diversos meios e todos eles dependem de como as pessoas processam as informações que lhe são disponibilizadas. Assim, a construção do conhecimento ocorre de acordo com o estilo de aprendizagem de cada indivíduo. Objetivou-se nesta pesquisa diagnosticar os estilos de aprendizagem de licenciandos em Química, de acordo com a proposta de Kolb e refletir acerca das possíveis metodologias e instrumentos de avaliação que corroboram com a construção de conhecimento desses sujeitos. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa, sendo os dados coletados por análise de documentos e aplicação de questionários. O estilo de aprendizagem divergente foi predominante entre os estudantes do 1º e 7º períodos; no 3º período o acomodador e no 5º período, os estilos assimilador e divergente. Percebemos que o instrumento proposto por Kolb é um excelente método para nortear os docentes no processo de ensino e de aprendizagem.


Palavras-chave


Estudo de caso; Teste de Kolb; Estilo de aprendizagem.

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DOI: 10.3895/rbect.v12n3.8611

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