Elaboração e implementação da produção técnica educacional: um guia prático e visual para “O ensino da matemática na educação infantil à partir da compreensão da cognição numérica”
Resumo
Os conhecimentos matemáticos estão presentes na vida da criança desde o seu nascimento, o que torna o envolvimento com números algo natural; no entanto, muitas crianças apresentam ansiedade à matemática e avaliações brasileiras têm demonstrado resultados não satisfatórios na aprendizagem desta disciplina. O Manual Ilustrado: “Um guia prático para o ensino de Matemática na Educação Infantil à partir da compreensão da Cognição Numérica” propõe caminhos que contribuem para o ensino da Matemática na Educação Infantil, visto a escassez de materiais produzidos nesta temática. Sendo assim, o objetivo geral deste artigo consiste na descrição da elaboração e implementação das atividades contidas na produção técnica supracitada, discutindo a aplicabilidade de suas atividades e analisando a percepção dos professores da educação Infantil quanto a sua contribuição para sua prática de ensino e seus conhecimentos em relação à Cognição Numérica. Os resultados da pesquisa revelam uma análise positiva do trabalho desenvolvido, aferindo que o Manual Ilustrado é aplicável na Educação Infantil e pertinente à realidade dos Centros Municipais de Educação Infantil, constituindo-se como um material facilitador e potencializador de aprendizagens, bem como na formação de professores. Ao professor que ensina Matemática na Educação Infantil, ressalta-se a importância da compreensão da Cognição Numérica para que tenham subsídios para sua prática e uma intervenção de qualidade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rbect.v13n3.8548
Direitos autorais 2020 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.