Educação financeira no currículo de matemática do ensino médio

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Clarissa de Assis Olgin

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa Educação Financeira na Escola, cujo objetivo é investigar situações relacionadas à Educação Financeira para o desenvolvimento de atividades didáticas aplicáveis no currículo de matemática, do Ensino Médio, com uma visão crítica de educação matemática. Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam a necessidade de contextualizar o conhecimento escolar, buscando caminhos para potencializar o processo de ensino e aprendizagem, para que o aluno não desenvolva o seu conhecimento dissociado das questões voltadas à realidade. Essa investigação seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa tendo como foco conhecer, entender e interpretar os aspectos particulares do objeto em estudo que levou a construção de atividades didáticas envolvendo questões trabalhistas, em especial, a Lei do Empregado Doméstico, buscando uma visão crítica em relação ao tema abordado. Os resultados observados indicam que os estudantes do Ensino Médio não conheciam a temática abordada, demonstraram interesse no desenvolvimento das atividades e conseguiram aplicar os conteúdos matemáticos na situação apresentada.


Palavras-chave


currículo de Matemática; ensino médio; educação financeira; atividades didáticas

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DOI: 10.3895/rbect.v11n2.8433

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