As tensões vivenciadas na construção da identidade profissional do futuro professor em um curso de licenciatura em matemática à distância

Dario Fiorentini, Priscila Kabbaz Alves da Costa, Miguel Ribeiro

Resumo


Este trabalho tem como objetivo compreender quais as tensões e os conflitos que influenciam na construção da identidade profissional do futuro professor de Matemática formado a distância, a partir da sua participação em comunidades de prática e de seu conhecimento especializado. A pesquisa, de cunho qualitativo do tipo estudos de casos múltiplos, aborda, neste artigo, o caso de um dos futuros professores (Carlos). Para tratarmos de suas vivências, optamos pela narrativa e análise narrativa para compreendermos sua trajetória de aprendizagem. Carlos já é professor de Geografia, o que lhe configura deter um “tipo” de identidade profissional particular como professor, o que leva a que a construção da identidade de professor de Matemática ocorra através dos conflitos vivenciados durante as atividades do estágio obrigatório. A compreensão de como está se construindo a identidade na formação a distância nos permite refletir sobre essa modalidade e propor novas formas de trabalho com o estágio.


Palavras-chave


identidade profissional; comunidades de prática; conhecimento especializado; Matemática; formação inicial de professores em EaD

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DOI: 10.3895/rbect.v11n2.8417

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