Níveis de racionalidade científica compartilhados por futuros professores de física no contexto de uma disciplina sobre o movimento CTS

Diomar Caríssimo Selli Deconto, Cláudio José de Holanda Cavalcanti, Fernanda Ostermann

Resumo


Este trabalho tem por objetivo estudar o processo de construção de compreensões sobre ciência, no âmbito de discussões sobre a perspectiva CTS, de estudantes de um curso de Licenciatura em Física. Parte-se do conceito de racionalidade científica, que representa uma dimensão da natureza  da ciência e permite vinculá-la ao contexto das relações CTS, e assume-se como referencial teórico-metodológico as ideias do pensamento bakhtiniano, uma vez que o discurso instaurado entre os estudantes ao longo de uma disciplina que serviu de contexto de investigação será o foco da análise. A análise bakhtiniana foi articulada com uma Análise de Correspondência Simples, em uma perspectiva de método misto. Pela análise desenvolvida foi possível identificar avanços na compreensão sobre ciência dos estudantes com relação ao início da disciplina e, principalmente, compreender aspectos que moldam as concepções destes estudantes, como a influência dos professores formadores e do manual didático.


Palavras-chave


Movimento CTS; Formação de professores de Física; Bakhtin.

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DOI: 10.3895/rbect.v12n3.8392

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