Da teoria à prática: a utilização de oficinas didáticas no processo de ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio

Alice Lemos Costa, Suziane Alves Barcellos, Marcelo Santos De Souza, Analía Del Valle Garnero

Resumo


A utilização de oficinas didáticas em sala de aula é um método eficiente, que pode auxiliar o aluno no processo de aprendizagem, interligando teoria e prática motora. Esta pesquisa teve como principal objetivo avaliar de forma quantitativa e qualitativa os múltiplos conhecimentos disseminados através do uso de oficinas didáticas em sala de aula, tendo como receptora uma escola pública. Os acadêmicos que ministraram a atividade buscaram analisar as principais dificuldades de aplicação deste método. Resultados demonstraram que, de acordo com a lista presencial e avaliação quantitativa de contextualização, a oficina didática teve bons níveis de aceitação entre os alunos. Através desta prática e análise dos questionários aplicados, podemos concluir que temas pouco abordados em sala de aula, tais como: cultivo in vitro e nutrição vegetal, tornaram-se mais compreensíveis pelos alunos por intermédio desta contextualização. Demonstrando a importância de atividades práticas para o processo crítico e reflexivo dos alunos.


Palavras-chave


Escolarização; Iniciação Científica; Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v13n1.8322

Direitos autorais 2020 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr