O estágio no contexto da formação de professores: campo de experimentação e reflexão sobre a prática pedagógica

Ângela Maria Hartmann, Mara Elisângela Jappe Goi

Resumo


Relata-se o resultado da investigação sobre a experiência de introduzir o estágio docente no curso de Ciências Exatas – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Caçapava do Sul/RS a partir do terceiro semestre do Curso. Nessa perspectiva, o formato de estágio assume a característica de ser um espaço interdisciplinar que oportuniza ao graduando conhecer o ambiente profissional por meio de atividades didático-pedagógicas de observação, problematização e reflexão da prática docente. A questão que norteia a discussão é: Em que aspectos as mudanças introduzidas nos estágios melhoraram a formação dos acadêmicos e demandam novos desafios aos docentes orientadores? Para tal, analisam-se as práticas de estágio implementadas a partir da alteração do Projeto Pedagógico do Curso. Apresentam-se resultados plenamente favoráveis para que a prática docente ocorra desde os primeiros anos de graduação, como uma ação integrada a outros componentes curriculares  e não apenas como um complemento pedagógico no final da graduação.


Palavras-chave


Estágio de docência; Prática Pedagógica; Formação de Professores; Licenciatura.

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DOI: 10.3895/rbect.v12n2.7877

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