Avaliação de um grupo de formação continuada de professores de Física na perspectiva da investigação de necessidades formativas.

João Ricardo Neves da Silva, Polônia Altoé Fusinato, Alex Lino, Ana Maria Osório Araya

Resumo


Baseados na premissa de que a inserção de tópicos de Física Moderna é um consenso entre os pesquisadores na área de ensino de Física e nas constatações das pesquisas de que os professores que lecionam Física não possuem uma formação acadêmica suficiente para lidar com estes novos conceitos, elaborou-se um trabalho que visa proporcionar a atualização de professores das redes de ensino em assuntos relacionados aos conteúdos específicos. Por meio do trabalho em grupo de estudo/discussão, os professores foram desenvolvendo um processo de construção conjunta de seus conhecimentos e este processo foi analisado segundo as características apontadas pelo nosso referencial teórico. Foi investigada a presença de Necessidades Formativas apontadas como necessárias aos professores de ciências e, concluiu-se que a participação num grupo de estudo/discussão de tópicos de Física Moderna pode suscitar nos participantes o desenvolvimento dessas características, principalmente no que se refere a possibilidade deles explicarem fenômenos antes desconhecidos.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/S1982-873X2012000100001

Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr