A incomunicabilidade entre história da ciência e conteúdo no ensino de química do ponto de vista da epistemologia de Bachelard

Leonardo Wilezelek Soares de Melo

Resumo


Este estudo foi desenvolvido tendo por objetivo discutir sobre a demanda de comunicabilidade entre história da ciência e conteúdo existente na construção do currículo de Química, sob o olhar da epistemologia de Gaston Bachelard. De caráter metodológico descritivo, esta pesquisa inicia-se com uma discussão sobre a relação entre a filosofia de Bachelard e a história da ciência como ferramenta de contextualização histórica dos conhecimentos científicos construídos ao longo do tempo, assim como o que se espera com a utilização dessa última quando inserida em um contexto de ensino. A discussão tem seguimento com um debate sobre o que um estudante deve esperar do ensino de Química desse ponto de vista, utilizando como norte as ideias epistemológicas de Bachelard e ainda de outros autores. Dessa maneira, espera-se que este estudo amplie as discussões sobre possibilidades de utilização da história da Química dentro de contextos específicos de ensino de ciências.


Palavras-chave


História da química; Conteúdos de química; Gaston Bachelard

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v11n3.6911

Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr