Sensibilidades educativas no processo de avaliação de aprendizagem no fórum de discussão da EaD

Fabiana Araújo Sousa, Iranilson Buriti de Oliveira

Resumo


Os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC estão possibilitando o crescimento e melhoria da modalidade de ensino a distância. Todavia, é essencial realizar reflexões e discussões acerca de alguns instrumentos pedagógicos utilizados na Educação a Distância – EaD. Assim, este artigo tem como objetivo demonstrar o resultado de uma pesquisa, que teve os objetivos: identificar as mediações pedagógicas e analisar as sensibilidades dos professores-tutores do curso técnico Serviços Jurídicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, durante a prática avaliativa no fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle. Metodologicamente, utilizamos as abordagens qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados a observação não participativa na plataforma de aprendizagem e entrevista semiestruturada com os professores-tutores. Resultados indicam marcas de sensibilidades nas práticas avaliativas dos professores-tutores, pois durante o ato de avaliar os fóruns tiveram empatia a situações particulares dos alunos, respeitando sua subjetividade, valorizando suas opiniões, bem como utilizando o bom senso nesse processo avaliativo.


Palavras-chave


Educação a distância; Papel do professor-tutor; Avaliação de aprendizagem; Mediações pedagógicas; Sensibilidades educativas.

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DOI: 10.3895/rbect.v13n2.5923

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