Essa “tal” filosofia: sobre as concepções de tecnologia e seus reflexos no processo formativo em engenharia

Leandro Bordin, Walter Antonio Bazzo

Resumo


O presente artigo objetiva o estabelecimento de relações entre a Teoria Crítica da Tecnologia – do filósofo Andrew Feenberg – e a educação em Engenharia. Ao entender que o universo social e o universo tecnológico se encontram em estreita relação, essa importante concepção de desenvolvimento tecnológico orienta um processo formativo mais crítico, reflexivo e comprometido com o bem viver coletivo. Como percurso metodológico usamos a pesquisa bibliográfica, e por meio dela construímos encaminhamentos sobre a efetivação dessa abordagem nos cursos de Engenharia. Nesse sentido, sugerimos: (a) práticas interdisciplinares que possibilitem aproximações entre filosofia da ciência e filosofia da tecnologia; (b) construção e consolidação de programas em torno do enfoque CTS; e (c) a criação – pela urgência desses assuntos – de uma disciplina de Tecnologia e Desenvolvimento com conteúdos que versem sobre a imbricada – e nunca linear – relação entre o homem, a sociedade, a ciência e a tecnologia.

Palavras-chave


Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação; Engenharia e humanidades; Engenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)

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DOI: 10.3895/rbect.v11n1.5728

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