Reflexão sobre alternativas metodológicas para a inserção da Educação Ambiental crítica no ambiente escolar

Adriana Massaê Kataoka, Ana Lucia Suriani Affonso, Anderson de Souza Moser, Bruna Kisathowski Fiss, Beatriz Gurgel Matakas

Resumo


Este artigo pretende avaliar a experiência de aplicação de oficinas ecopedagógicas sobre a temática “Crise Hídrica” como uma alternativa metodológica para inserção da Educação Ambiental crítica no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adotou a observação participante como instrumento de coleta de informações. As oficinas foram divididas em duas etapas: etapa 1 – o diagnóstico socioambiental, a etapa 2 – oficinas de Educação Ambiental e da Crise hídrica. O projeto ainda está em andamento e, portanto, esse artigo evidencia os resultados parciais referentes à primeira etapa e parte da segunda. A avaliação realizada por meio da observação participante e relato dos educandos revelaram que houve apreensão do conteúdo, desenvolvimento da noção de interdependência entre diversos fatores do ambiente bem como o desenvolvimento de olhar crítico em relação ao contexto desses educandos.

Palavras-chave


Crise hídrica; Concepções de meio ambiente; Escolas; Oficinas Ecopedagógicas.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n1.5722

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