Contribuições das atividades experimentais para o despertar científico de alunos do ensino médio

Amanda Gabriele Rauber, Marli Teresinha Quartieri, Maria Madalena Dullius

Resumo


Este trabalho visa socializar contribuições das atividades experimentais para despertar a curiosidade e a investigação pela área das Ciências Exatas. A pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, foi realizada com quatorze estudantes do Ensino Médio, que, durante um ano, participaram de encontros científicos para a realização de atividades experimentais investigativas de Ciências. Eles também participaram do “Aprender Experimentando”, evento em que orientavam e explicavam experimentos aos visitantes. A partir dos relatos dos integrantes e das filmagens de discussões semanais com o grupo, foi possível perceber que as atividades experimentais lhes despertaram o interesse, bem como possibilitaram a aquisição de novos conhecimentos sobre conteúdos de Física, Química e Matemática. As atividades estimularam a criatividade, o trabalho em grupo e o raciocínio lógico, oportunizando aos alunos estabelecerem conexões entre os elementos teóricos e práticos de cada conteúdo. 


Palavras-chave


Ensino de Ciências; Experimentação; Formação de investigadores.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n1.5717

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