Integração entre o conhecimento teórico e aulas experimentais no ensino de física a distância: um estudo exploratório do depoimento de acadêmicos

Maria Sônia Silva de Oliveira Veloso, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Resumo


Como ocorre a integração entre os conceitos físicos lecionados em aulas “teóricas” de física e a sua subsequente utilização em experimentos em laboratório didáticos, em cursos de Licenciatura em Física a distância no País? Para responder a esta pergunta, realizamos entrevistas com um total de vinte oito estudantes (e analisamos as características dessas salas virtuais) que participaram dessas disciplinas em algumas instituições do país, avaliando detalhadamente dez deles em uma abordagem qualitativa. Nosso objetivo é investigar os tipos de mediação utilizadas pelo curso, de forma curricular, e as utilizadas espontaneamente pelos estudantes, de forma extracurricular. Nossa pesquisa revela que as duas formas de mediação mais importantes para a integração do conhecimento “teórico” e “experimental” são a mediação social das videoaulas de outros professores, bem como a mediação hipercultural de simulações computacionais disponíveis na rede, permitindo aos estudantes revisitarem tanto as aulas teóricas como as experimentais para um melhor aprendizado.

Palavras-chave


Laboratório Didático; Licenciatura em Física; Aulas Experimentais;

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DOI: 10.3895/rbect.v10n1.5714

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