Determinação do nível de alfabetização científica de estudantes da etapa final do ensino médio e etapa inicial do ensino superior

Marcella Cristyanne Comar Gresczysczyn, Eduardo Lemes Monteiro, Paulo Sérgio Camargo Filho

Resumo


O artigo apresenta um panorama geral sobre Ensino de Ciência na abordagem de Alfabetização Científica e uma análise minuciosa sobre os dados da avaliação do nível de Alfabetização Científica de trinta alunos. Para fins analíticos, os participantes da pesquisa foram divididos em dois grupos, sendo o primeiro com quinze alunos do terceiro ano do ensino médio; e o segundo grupo com quinze alunos do curso de ensino superior séries iniciais na disciplina de Química Geral. O instrumento utilizado para realizar essa avaliação foi o Teste de Alfabetização Científica Básica (TACB), criado e validado por Laugksch e Spargo (1996). Os resultados desse estudo contribuem para uma reflexão acerca de que a Alfabetização Científica ainda está ocorrendo ao longo da formação inicial e continuada de professores além da proposta curricular da disciplina de ensino de ciências.

Palavras-chave


Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Nível de Alfabetização

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DOI: 10.3895/rbect.v11n1.5631

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