Super relativismo e novo currículo do ensino médio brasileiro

Manoel Messias Alvino de Jesus, Cintia Machado Santos, Valéria Silva Galdino Cardin

Resumo


Neste trabalho, foi realizado um estudo das influências e consequências da super relativização do currículo no ensino médio, partindo do antagonismo entre relativismo e universalismo na educação formal. A hipótese, aqui defendida, está fortemente ancorada no fato de que, deve existir um meio termo entre as duas vertentes antagônicas relativismo/universalismo, de maneira tal que seja possível extrair de cada uma dessas teorias, o que se tem de melhor, e desta forma, convergir para um posicionamento postulado, a partir do qual, a construção da ideia de que é possível o questionamento da validade do que se ensina, sem que para isso seja necessário a proibição do acesso aos saberes públicos, que de fato deveriam ser independentes de interesses ou circunstâncias. Uma análise acerca das possíveis consequências do novo currículo do ensino médio, discutido fortemente na mídia, mas não na academia e na sociedade, é apresentada.


Palavras-chave


Relativismo; Novo currículo; Consequências; Ensino médio

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DOI: 10.3895/rbect.v10n3.5379

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