As contribuições da história e filosofia da ciência na formação de professores: uma análise em periódicos

Laura Sued Brandão Santos, Carine Alves dos Santos Peixoto, Maria Elvira do Rego Barros Bello, Neurivaldo José de Guzzi Filho

Resumo


O presente trabalho traz dados de um estudo exploratório que analisou a produção acadêmica presente em nove periódicos de Ensino de Ciências e Ensino de Física, referente às contribuições da História e Filosofia da Ciência (HFC), nos cursos de formação inicial e continuada de professores de Ciências. O período contemplado por este trabalho compreendeu os anos de 2004 a 2015. O objetivo foi avaliar como estas contribuições têm sido difundidas e abordadas nos cursos de formação de professores nos últimos 11 anos. Observamos que apenas 14 trabalhos foram destinados às contribuições da HFC na Formação de Professores de Ciências e Física, revelando-se uma lacuna expressiva a ser preenchida por pesquisas futuras. Nossos resultados apontam caminhos favoráveis à inserção de temas históricos e filosóficos na formação de professores, mas é preciso que esses resultados tornem-se significativos e instigantes nos espaços formativos, aspectos bastante defendidos em todas as pesquisas.


Palavras-chave


Formação de professores; História e filosofia da ciência; Ensino de ciências

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rbect.v10n3.5365

Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr