Análise da produção de vídeos didáticos de biologia celular em stop motion com base na teoria cognitiva de aprendizagem multimídia

Guidson Martins, Luis Gustavo da Conceição Galego, Carlos Henrique Medeiros de Araújo

Resumo


Neste trabalho, foi realizada a análise dos vídeos didáticos produzidos no curso Biologia Celular em Cena, com base na Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM). Esse curso foi ministrado para alunos dos três cursos presenciais de Licenciatura em Ciências Biológicas da cidade de Uberaba/MG. No curso, foram discutidos temas da Biologia Celular com base no uso de animações, a produção audiovisual como importante recurso didático no ensino de Biologia, além da realização de oficinas de edição de áudio e vídeo para produção de vídeos didáticos com o uso da técnica stop motion. A TCAM permite analisar se as produções levam em conta princípios que facilitam o aprendizado, sem sobrecarga de informações, respeitando os limites da capacidade cognitiva do aluno. Tais princípios podem contribuir para que a elaboração de objetos de aprendizagem multimídia sejam mais eficientes quanto a seu uso no ensino.


Palavras-chave


Vídeos didáticos; stop motion; formação de professores.

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DOI: 10.3895/rbect.v10n3.5060

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