A abordagem CTS e as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio: implicações para uma nova educação básica

Jucelino Cortez, José Claudio Del Pino

Resumo


Este artigo relata uma pesquisa bibliográfica realizada junto às Diretrizes Curriculares Naci-onais para o Ensino Médio, de 2013, visando identificar nos capítulos que compõe este documento, características que nos remetam ao enfoque Ciência - Tecnologia - Sociedade, pontuando os princípios mais relevantes desta abordagem, segundo os trabalhos de Ziman (1994), Aikenhead (1994), Santos e Mortimer (2002) e Auler (2007). Acreditamos que, com esta busca, encontramos, além de relações entre as DCNs e a abordagem citada, moti-vos para promover junto às escolas, envolvendo alunos e professores, o uso deste enfo-que, a fim de proporcionarmos contextualização, interdisciplinaridade e interesse dos educandos, criando assim, melhorias no ensino das ciências.  


Palavras-chave


Abordagem CTS; Diretrizes curriculares nacionais; ensino de ciências

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DOI: 10.3895/rbect.v10n3.4891

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